English Português

Melhoramento Genético (Breeding)

O Centro Mars de Ciência do Cacau (Mars Center for Cocoa Science – MCCS) tem mais de 600 variedades da planta em sua coleção , número que representa quase 100% da diversidade do cacau no mundo.

O programa de melhoramento desenvolvido pelo Centro seleciona cruzamentos capazes de aumentar a produtividade, melhorar a resistência às doenças (Moniliophthora perniciosa, Ceratocystis, e Podridão Parda) e a qualidade das amêndoas de cacau.

Fermentação do cacau

O MCCS realiza pesquisas sobre o processo de fermentação do cacau, uma vez que é muito importante para melhorar o sabor do chocolate.

Qualidade do cacau

Com um laboratório de química analítica de ponta, o MCCS caracteriza as propriedades químicas do cacau para entender a composição da amêndoa e as diferenças entre as variedades.

Propagação do cacaueiro- Cultura in-vitro

No laboratório de cultura in-vitro é possível propagar, a partir de uma flor, várias plantas de cacaueiro idênticas. O processo é chamado embriogêneses somática.

Agroflorestal

Os experimentos de seleção genética são feitos por meio da associação com outros cultivos, como genipapo, abacaxi, mamão, cupuaçu e espécies florestais da Mata Atlântica. Isto permite demonstrar ao agricultor que é possível produzir muito mais que cacau em sua fazenda.