English Português

Com o auxílio da Escola Municipal Virginia Mars, inaugurada por Virginia Mars em 1988, os pesquisadores e técnicos do MCCS tomaram a iniciativa de mostrar e ensinar a essência de nossas pesquisas aos alunos de 5º e 7º ano. O resultado foi apresentado no 1º Portas Abertas, realizado no dia 26 de Agosto 2011.

Na ocasião, a instituição recebeu um grupo de convidados selecionados, formado por fazendeiros, cacauicultores locais, pesquisadores, estudantes e representantes de universidades, para apresentar os trabalhos realizados pelos alunos da Escola Municipal Virginia Mars e as ações desenvolvidas à comunidade.

O evento também teve como objetivo expor e chamar a atenção dos presentes para o Projeto Barro Preto, uma iniciativa criada em parceria com a Mars e outras entidades para fornecer à comunidade agrícola local uma nova cultura de produção de cacau, sustentável e ecológica, que tem tudo para ser um grande sucesso.

Outro importante ponto da programação do evento foi a apresentação sobre o Banco de Dados do Genoma do Cacau (www.cacaofenomedb.org), o projeto de mapeamento do genoma do cacau para desenvolver cacaueiros mais robustos, produtivos e resistentes a doenças, pestes e secas, por meios de métodos de cultivos tradicionais.

O Portas Abertas ainda contou com um show ecológico e lúdico, organizado pelos alunos e professores da Escola Municipal Virginia Mars, com o intuito de compartilhar os conhecimentos sobre o cacau. Entre as atrações, os presentes também puderam assistir ao Cine Cacau e à feira de ciências organizada pelos estudantes.

Veja um resumo das atividades realizadas para o evento no livro ‘O Mundo do Cacau’ realizado. Clique na imagem para baixar o arquivo.